Eita comida boa!

Poucas coisas na vida nos contam tanto sobre lugares e pessoas quanto comida. Desde os ingredientes locais até quem prepara, quem come, os rituais à mesa; tudo pode dar caldo para pequenas e grandes histórias. Pratos típicos reais ou imaginados podem ser belos protagonistas, ou apenas detalhes que enriquecem uma trama, dando voz a coisas que os personagens não falam, carregando história e cultura neles.

É com essa premissa que a Eita! Magazine convoca os escritores de ficção especulativa brasileiros a enviarem seus textos gostosinhos, cheirosinhos, cheios de cores e sabores, mostrando ao mundo o que há de melhor na culinária brasileira ou imaginada por brasileiros.

O tema do nosso edital esse ano é comida!

Confira nosso regulamento para submissões e envie seu conto.

Abaixo, mais detalhes sobre o que esperamos dos textos que serão selecionados para a edição que sai no segundo semestre de 2021.

O que caracteriza um conto de ficção especulativa

Uma história que contenha elementos que não existem ou nunca existiram no mundo real; histórias que se passam em universos criados; histórias que se passam num futuro distante, etc. Essencialmente, textos que se enquadram nos gêneros fantasia, horror, ficção científica e seus subgêneros são todos ficção especulativa.

Do que falamos quando falamos de fantasia

A Eita! Magazine também é uma revista de ficção insólita. Nós não usamos muito esse termo, porque é um pouco acadêmico; geralmente, dizemos que é uma revista de fantasia e ficção científica, o que é bem parecido, mas pode trazer algumas dúvidas. O que é fantasia, afinal?

Quando se fala em fantasia, a mente de algumas pessoas vai direto para fantasia épica. Pensam em Senhor dos Anéis, com anéis mágicos que podem destruir reinos inteiros. Pensam em Guerra dos Tronos, com dragões vorazes e ameaças imparáveis escondidas nos rincões da civilização. Pensam em pessoas poderosas, com poderes espetaculares e o destino do mundo em suas mãos.

Fantasia pode ser isso, mas pode ser muito mais.

Quando falamos de fantasia, falamos de um elemento que não existe no mundo “real” como o conhecemos. Não precisa ser algo grande. Pode ser uma pessoa, uma voz, um objeto. Pode ser um rasgo flutuando em cima do sofá da sua sala. Pode ser qualquer coisa, desde que saia do mundo como o conhecemos. Fantasia pode ser épica, mas também pode ser pessoal. Pode ser algo que muda a vida de uma pessoa, de uma casa. E nós estamos interessados em todas essas histórias.

O que estamos procurando

Queremos histórias curtas (de até 3000 palavras), no gênero ficção especulativa, que tenham uma estrutura narrativa coerente, com personagem ou personagens marcantes, e que tragam o elemento comida como assunto principal ou como elemento importante no texto.

Pode ser uma história que acontece durante um banquete ricamente descrito, algum personagem que cozinha algo, a história de alguém indo atrás do ingrediente perfeito, sobre racionamento de comida ou a abundância dela, etc.

Confiamos na criatividade de vocês!

O que não estamos procurando

Descrição de receitas sem nenhuma narrativa acontecendo, textos que incitam conflitos regionais sobre pratos típicos sem acrescentar nada à trama principal, descrições explícitas de abatimento de animais com crueldade e sem acrescentar nada à narrativa, histórias sobre sua aventura de RPG, gordofobia, racismo, capacitismo, sexismo e abuso infantil.


Para ajudar um pouco, criamos uma sessão aqui no site onde os nossos editores escreveram que tipo de história eles gostam de ler. Confira aqui.

Leia o nosso edital atentamente antes de enviar a sua história.

Entenda aqui sobre nosso processo de seleção.